quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Primeiras obras

Ontem uma pessoa me falou que adora obras em geral. Disse que, durante um tempo, ela se envolve com problemas variados mas que, nesse período, ela vê uma transformação ocorrendo no local onde a obra está sendo realizada. Finalmente, concluiu que geralmente o resultado final é sempre bom e que fica bastante satisfeita. Concordo em parte com isso.
Até o momento, encarei apenas duas obras. A primeira foi bastante simples: a troca do piso da cozinha e da área de serviço. Era uma obra inevitável, já que o piso estava num estado deplorável. Como não era um trabalho complicado, contratei apenas um pedreiro com um assistente e em pouco tempo o trabalho ficou pronto. Lembro que a grande dificuldade na época era decidir que a cerâmica comprar, mas isso foi resolvido em pouco tempo. Lembro também que tive que comprar peças adicionais tais como ralos e soleiras de mármore, por orientação do pedreiro. Foi quando constatei que fazer obras implica em interagir bastante com as pessoas que as executam. O pedreiro contratado era competente, mas adorava uma conversa que era, quase sempre, bastante cansativa...
A segunda obra aconteceu um tempo depois. Era mais complexa: envolvia destruir dois banheiros sociais e construir dois novos. Contratei outro pedreiro que chegou também com um assistente. Lembro que ele cobrou caro pela mão-de-obra mas, como êle tinha feito o mesmo trabalho no apartamento de uma vizinha achei que valia a pena contratá-lo. Solicitei que meus banheiros tivessem a mesma estrutura que os da vizinha. Tive alguns problemas, alguns engraçados, que relatarei em outra postagem.
Agora deverei encarar um obra mais complexa ainda: Reforma geral de sala, cozinha, área de serviço, banheiro de empregada e a realização de ajustes no resto do apartamento. Desta vez, como envolve um projeto mais detalhado, contratei, antes de começar a obra, uma arquiteta. Espero que tudo corra bem.

Um comentário:

  1. Realizar um projeto como esse é interessante, envolve mudança, que aos poucos, também vai ocorrendo na sua vida... eu sei que não deve estar sendo fácil. No que você está mudando, meu amigo? Você se percebe mudando? A quantas andam seus paradigmas? Bjs

    ResponderExcluir