sábado, 14 de fevereiro de 2009

Matemática na sala

Sem dúvida alguma, a decoração de uma sala é um trabalho fascinante e para sua realização pode-se contar com criatividade, bons profissionais e ideias de exposições e revistas especializadas. O que complica é quando se deseja colocar elementos que tem certas dimensões num determinado espaço. Aí a coisa pode ficar complexa Caso a ideia seja colocar um sofá de 3 lugares e outro de 2, uma mesa para 6 pessoas, uma de centro, um aparador e uma TV com um rack numa sala de 28 m² e ainda assim ter muita área livre, tem-se que pegar a trena. É hora de fazer planta em escala, brincar com figurinhas de elementos num papel e ficar horas numa espécie de quebra-cabeça. Quando o morador deste apartamento tem hábitos curiosos tais como ler jornal na sala vendo TV ao mesmo tempo a coisa fica mais complicada ainda. E êle afirma categoricamente que não quer largar um hábito como este sob hipótese alguma!
Então alguém diz ao morador: você deve abrir mão de alguma coisa, ninguém pode ter tudo, etc...Se colocar uma mesa de 4 lugares tudo se resolve, se não colocar um sofá de 3 lugares diante da TV tudo dá certo...Mas o morador é intransigente! E parece que há um impasse: a arquiteta não abre mão de cálculos matemáticos, distâncias padrões e áreas para circulação e o morador não desiste de seus sonhos e de seus hábitos. O morador após ligar para um vizinho, que diz ter uma mesa para 6 pessoas e um sofá de 6 e outro de 3 numa sala igual, fala para a arquiteta: tá vendo?
Quando tudo parecia perdido, a arquiteta propõe: cavamos a parede, colocamos o rack embutido, economizando pelo menos 30cm da área útil da sala, o que possibilita ter todos os elementos na posição desejada. O morador aprova a ideia e pensa: ainda bem que não desistiu dos seus donhos e dos meus hábitos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário