sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Não é simples definir como vai ficar uma sala...

Não é uma sala muito grande não: tem cerca de 28 m². No entanto, ela tem a forma quadrangular, o que dificulta um pouco um projeto de decoração. A dificuldade é maior quando uma das paredes tem janelas de ponta a ponta, com vidro até o chão. A dificuldade é maior ainda quando a parede de frente para as janelas tem uma estante embutida. Assim, nestas duas paredes teoricamente não se pode encostar móveis.
Na primeira conversa com a arquiteta responsável pelo projeto foram passadas as necessidades básicas: a sala deveria ter um bom espaço para ver TV, uma mesa de jantar com pelo menos quatro cadeiras, um aparador e uma mesa de centro. A estante embutida não só deveria ser preservada como deveria ser também modernizada. E ela deveria ficar em harmonia com os móveis novos.
Na primeira tentativa a arquiteta apresentou três projetos: em dois deles haveria uma parede nova na sala, de frente para as janelas, criada para se colocar a TV. Foram rejeitados pois, além da luminosidade atrapalhar a tela da TV, os vizinhos poderiam ver cinema de graça, caso as cortinas não fossem fechadas. O terceiro projeto foi descartado porque a TV ficava na parede perto da porta de entrada, decisão que seria revista posteriormente. Disse então que gostaria da TV na parede onde há uma porta que dá para o corredor. O quarto projeto contemplava esta necessidade, mas colocava a mesa com um tamanho menor e a mesma ficava longe da cozinha. Para se guanhar mais espaço foi pensou-se em "cavar" a parede que dá para a suite, colocando-se o rack da TV embutido na mesma. Fiquei de pensar na possibilidade.
Depois de conversar com algumas pessoas e considerando a importância de se ter a mesa de jantar bem próxima a cozinha, cheguei a conclusão que a TV deveria ficar na parede próxima a entrada da sala, solução já pensada no terceiro projeto. Pensei também que junto a porta de entrada deveria haver algo, tipo um biombobem caprichado em gesso ou madeira, que evitasse que uma visita ao entrar na sala "mergulhasse" direto na sala de estar. Ao telefonar para a arquiteta informando que tinha revisto decisões anteriores, ficarmos de conversar no sábado de carnaval. Neste dia, foram então apresentados os projetos 5 e 6, sendo que este último continha dois móveis a mais na sala, um de cada lado da mesa de jantar. Finalmente o projeto 5 foi aprovado! Nunca imaginei que um projeto de uma simples sala teria 6 alternativas até se chegar a solução final.
A próxima etapa é a especificação das vistas, o que certamente envolverá muitas decisões e emoções...

Um comentário:

  1. Cara, vc é um cliente difícil pacas... parou de escrever por que? Eu estava gostando tanto...bjs

    ResponderExcluir