quinta-feira, 4 de junho de 2009

Split e Dreno

Vou tentar simplificar as coisas para os leigos. Enquanto o tradicional "ar condicionado de janela" pinga na calçada o split tem um dreno, ou seja, a unidade interna gera uma água que deve ser jogada em algum lugar. Se você é politicamente correto você deverá dar um jeito desta água ir para algum ralo da sua casa ou apartamento.
Quando decidi instalar splits a primeira coisa que fiz foi ficar diante do prédio e ver quem já os tinha instalado. Verifiquei que todos que tinha colocado na sala estavam drenando para o jardim e resolvi fazer o mesmo, já que plantas gostam de ser regadas.
O empreiteiro queria fazer a drenagem do escritório no banheiro de empregada, colocando um cano debaixo do porcelanato e para tanto chegou até a cavar o piso. Quando vi o caminho de rato no chão passei dois dias tentando achar uma alternativa pois não gostava da ideia de pisar em cima de canos e tê-los debaixo do porcelanato. Pensei em rebaixar o teto e fazer a drenagem por cima, quando o eletricista, o empreiteiro e o responsável pelo split disseram que não se drena para cima,ou seja, a água só cai...Quando já estava quase pirando, procurei o síndico e ele me disse para drenar para fora do prédio, pois estava prevista uma obra para a construção de canaletas na fachada do prédio. Problema resolvido.
Só serei politicamente correto no meu quarto. O dreno vaio direto para o ralo do banheiro da suite.

2 comentários:

  1. Tive o msm problema... Por isso, fica a dica, quando for adquirir um ar condicionado pense no custo total, desde a compra do aparelho até a instalação e adaptação do local. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Esta bomba pode ser bem útil nestes casos:
    http://www.polipartes.com.br/Produto/Ar-Condicionado-Split/Bomba-de-Drenagem/General-Heater/Bomba-Drenagem-Split-ate-18000-BTUs-Hoppy-PI10226.aspx

    ResponderExcluir