quarta-feira, 3 de junho de 2009

Split

Em linhas gerais, um split é composto de uma unidade condensadora (um aparelho imenso que fica na parte externa de um apartamento ou casa), uma unidade evaporadora, que fica numa parede de um ambiente onde se deseja refrigerar, de uma rede elétrica e de uma rede de drenagem. Ah...ia esquecendo...trata-se de um sistema de refrigeração! Como tudo na vida, tem vantagens e desvantagens. Dentre as vantagens, as mais relevantes são a ausência de barulho e o consumo de energia menor que os chamados "ar de janela". Decidi instalar splits na sala e em dois quartos: na suite e no escritório.
Pensava que só deveria me preocupar com a instalação de splits depois da obra... Ledo engano! O empreiteiro me disse que eu deveria me preocupar com isso logo no inicio da obra, já que a instalação elétrica e a drenagem deveriam ser realizadas na obra e pela equipe responsável. OK, decido então conversar com firmas especializadas e escolho uma que me cobra apenas pela instalação da infra-estrutura do split. É lógico que negocio com uma empresa que já instalou aparelhos em casa de amigos e que cobra um preço razoável pela instalação e pelos aparelhos. Chego então a um acordo e sou obrigado a me decidir por um aparelho específico. Sabem por que??? Embora só vá instalar os aparelhos daqui a três meses, tenho que pensar na marca e modelo pois seus canos, bitolas, chicotes, ou o que quer que seja, são específicos para cada modelo e/ou fabricante! Por que não há uma padronização? Certamente querem dificultar a vida dos calorentos...Enfim, optei por um modelo simples Carrier, negociei preços de instalação e aquisição separadamente e agendei uma visita do representante da firma contratada ao apartamento. Ficou claro que o empreiteiro seria responsável pela instalação elétrica e pela drenagem e que o responsável pelo split instalaria o chicote, a unidade condensadora e a evaporadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário