segunda-feira, 6 de julho de 2009

Marceneiro ou Móveis Modulados

Toda cozinha deve ter armários. A questão é: contratar um marceneiro para fazê-los ou comprá-los nas diversas lojas que existem por ai. A arquiteta que fez o projeto da sala e da cozinha comentou que eu tinha um espaço que comportava com facilidade módulos destas lojas e quase todas as pessoas que conheço, que reformaram suas cozinhas, fizeram isso. Dentre as razões para esta opção são citadas as facilidades de pagamento (em até 10 x), garantia e pontualidade de entrega. Então, nem pensei em marceneiro. E antes mesmo da obra começar comecei a minha peregrinação as lojas. Fui a 6. No entanto, apenas com 4 eu fiz projeto de armários. Nas conversas com os arquitetos que elaboram estes projetos constatei que existem três categorias de lojas: Classe A (Kitchens, Florense e Favo, nesta ordem), Classe Intermediária (SCA e Roma Mobili, empatadas) e Classe Outros (todas as demais lojas). Mas eu tinha dois problemas: queria uma mesa retrátil, sob uma bancada, e, como tenho um armário embutido numa parede, queria uma harmonia entre ele e os demais. Apenas duas lojas que apresentaram um projeto interessante ofereciam a mesa e assim acabei ficando com dois orçamentos e com dois desenhos.
É claro que apresentei os projetos e orçamentos as duas lojas, acabei chegando a um orçamento único e a um único projeto, resultante da combinação dos dois.
Já estava quase decidindo com uma loja, tendo inclusive levado sua arquiteta ao apartamento. Quando conversei com ela sobre a harmonia com o armário embutido ela mesmo ficou reticente...
Por coincidencia, estive numa casa de uma pessoa que reformou todo o apartamento recentemente e, ao entrar na cozinha, gostei dos móveis feitos por um marceneiro. Peguei o telefone, liguei, marcamos uma visita ao ap, tive um orçamento maior que o da loja, chorei desconto, tive menos 10%, com a possibilidade de pagar em 4 x. Contratei o cara considerando a possibilidade de integração dos móveis e a entrega em 35 dias. Espero que não me arrependa da escolha.

2 comentários:

  1. Olá,
    li seu texto hoje e como foi em 2009, fiquei curiosa em saber qual desfecho da sua historia. Eu estou na mesma situação hoje e nao sei se fico com o marceneiro, indicado por um arquiteto amigo ou com uma loja de planejados.
    Obrigada!
    Barbara

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir