sexta-feira, 29 de maio de 2009

Porcelanato

Sou de um tempo em que o chão da casa de alguém era de taco ou de tábua corrida. Assim, a ideia de mudar isso é, para mim, uma quebra de paradigma. Mas eu tinha que fazer uma mudança radical na sala, pois as tábuas corridas existentes estavam em péssimo estado. Além disso, a sala tinha dois planos. Havia um tablado que ocupava um terço da sala e que ficava perto da janela. Eu queria retirar este tablado, pois além de diminuir a sala, dificultava a sua decoração. Estive em alguns apartamentos que colocaram porcelanato e, num primeiro momento, pensei em coloca-lo apenas na sala e no corredor. Nos quartos poria um piso laminado. Mas, visitando o apartamento de uma vizinha no prédio onde moro atualmente, decidi que o melhor mesmo seria colocar porcelanato na casa toda.
Restava uma segunda decisão: qual porcelanato colocar? Na casa de um amigo e neste apartamento da vizinha colocaram o Perlino Bianco da Portobello. Gostei da ideia, embora me incomodasse a existência de veios. Mesmo assim, a escolha estava feita. Um tempo depois, indo à C&C descubro o Bianco Delicato, que a Portinari comercializa, mas que na verdade é chines. Escolho esse entao. Me assustava a ideia de por um porcelanato chines em casa, mas estava disposto a correr riscos. Dez dias atrás, vi o novo lançamento da Portobello: o Botticeli Bianco. Foi a escolha final. Já está comprado e ficará na sala e nos quartos, com paginação diagonal.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Medidas

Ontem à noite, visitando a obra, reparei que na parede perto da porta que dá para o corredor estava escrito à lápis: "Qual a distância entre as tomadas daqui?". Num primeiro momento, pensei que esta medida não tinha sido especificada no projeto. Assim que cheguei em casa, abri o projeto e verifiquei que, quando o adaptei para retirar o anteparo da sala, tinha retirado a cota das referidas tomadas em relação a parede da estante. Imediatamente constatei que o profissional que escreveu na parede agiu de forma correta pois, se fosse outro, chutaria esta medida com base na escala do desenho. Coloquei então na agenda: ligar logo de manhã para o empreiteiro para passar a cota correta.
Mas isso que aconteceu foi importante, já que me fez ficar mais consciente de que todas as medidas da sala são importantes. Elas devem ser respeitadas pois toda a decoração da sala está baseada nas cotas especificadas.

Acompanhamento

Morando praticamente a duas esquinas da obra, já era de se esperar que eu iria todos os dia ve-la. É lógico que no primeiro dia foi meio estranho ver o apartamento todo descascado. Ontem estive lá à noite e já achei que a obra tinha evoluido pouco desde a vépera. E se observo alguma coisa ou se me lembro de algum detalhe, ligo para o empreiteiro. Isto praticamente acontece todos os dias. Tenho receio que em breve ele não atenda mais meus telefonemas.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Uma pessoa ágil

Na sexta-feira passada de manhã, após pagar a segunda parcela da obra, ele foi logo me dizendo: "- Quero o projeto logo na minha mão! Precisamos marcar onde ficarão as tomadas e interruptores nos quartos! E tem mais: nas semana que vem vai trazendo alguém para resolvermos o problema do split!" Falei que estava revisando o projeto e que poderia entregá-lo na terça-feira, quando faríamos as marcações nos quartos. Em seguida perguntei: "Você não iria fazer toda a obra para a instalação do split?" Foi então me respondendo que a parte dele englobaria apenas a drenagem e a parte elétrica correspondente; o resto, incluindo o chicote não é com ele. Achei melhor não perguntar o que é um chicote. Achei que ia pegar mal. Argumentei então que poderíamos ver isso com calma. Ah...foi então que ouvi dele uma frase que concluí ser seu refrão: " Você quer que a sua obra atrase???" Disse que jamais iria querer isso.
Ontem, na hora do almoço, ele me ligou dizendo: "- Para reparar seus canos, precisaremos quebrar o teto do banheiro de empregada da vizinha do andar de baixo; já falei com ela; ela concordou." Lembrei que ele deveria depois reparar o teto dela com gesso e depois pintar. Ele simplesmente falou: "-Tranquilo".
Não sei ainda se o produto final da obra será bom, mas até o momento posso concluir que o empreiteiro é uma pessoa ágil.

Tomando café no leblon

Nas últimas semanas tinha uma grande preocupação: o espaço onde ficará o fogão. Segundo o projeto ele terá 57 cm e os fogões de 4 bocas geralmente tem 49 cm. Achei que ficaria um pouco apertado, dificultando a sua limpeza. Depois de conversar com pelo menos umas 10 pessoas, na sexta-feira passada decidi que esse espaço poderia ficar 10 cm maior. Cheguei a recalcular todas as medidas, o que implicaria inclusive em mexer em tomadas na parede, em cima da bancada. Resolvi fazer as alterações no sábado passado. Mas sábado é aquele dia em que desde que acordo não paro, sempre com muita coisa para fazer. Lá pelas onze da manhã, sai para ir a Gumus do leblon para olhar porcelanatos pela enésima vez, prometendo a mim mesmo fazer as alterações no projeto da cozinha após o almoço. Saindo da Gumus, bateu a vontade de tomar um café na Kopenhagen. Assim que entro lá encontro um casal de amigos do trabalho, sentamos juntos,veio o papo sobre a reforma, e consequentemente falei sobre o espaço do fogão. Imediatamente os dois dizem: "já tivemos este problema antes e você não precisa pensar mais no assunto! Já pensamos muito nisso e chegamos a conclusão que, por maior que seja o espaço do fogão, deve-se sempre puxá-lo para fazer a limpeza; além disso, é esquisito o fogão ficar meio perdido no meio de um espaço grande". Resumo da ópera: o projeto ficou mantido, com 3cm de cada lado do fogão.
Acho que valeu a pena tomar esse café...

quarta-feira, 13 de maio de 2009

11 de maio

Segunda-feira passada, dia 11 de maio de 2009, ela começou. Custo a acreditar. Depois de entrevistar 4 empreiteiros bem recomendados, com orçamentos bem diferentes, escolhi o que fez a obra do apartamento de um colega em ipanema. Além da boa qualidade do trabalho realizado no apartamento deste colega, o profissional apresentou o melhor orçamento. Não se pode garantir a mesma qualidade no meu apartamento, já que não será exatamente a mesma equipe que irá executar o trabalho. Penso que o negócio é arriscar.
Mas imprevistos sempre acontecem...No sábado passado, encontrei o síndico do prédio. Quando disse a ele que no dia 11 começaria uma obra que duraria três meses ele me informou que o elevador de serviço pararia no dia 20 de maio para reforma. Ele tinha tomado esta decisão dizendo que o porteiro chefe tinha comentado que minha obra atrasaria. Cometei então que não tinha sido avisado formalmente de nenhuma reforma no elevador e isto dificultaria bastante a retirada de entulhos e a subida de material. Em seguida ele mesmo afirmou que moradores tem o direito de realizar melhorias nos seus apartamentos. Ficou acertado entao que poderia haver um atraso na reforma do elevador.
Em resumo: quando chegou o empreiteiro na segunda-feira, apresentei-o ao síndico e ambos concordaram que a reforma no elevador só começaria no dia 20 de junho. Após esta data, movimentação da obra (saidas de entulhos e entradas de materiais) será feita apenas pela escada. O apartamento é no quarto andar.
Segunda-feira passada passei no apartamento a noite e parecia que tinha havido uma guerra lá: quase tudo destruido.